Casos de Racismo Relacionados ao Vitória
- Goleiro do Doce Mel Sofre Racismo no Barradão
- Em janeiro de 2023, o goleiro Rodolfo, do Doce Mel, foi alvo de ofensas racistas por um torcedor nas arquibancadas do Barradão durante um jogo contra o Vitória.
- Absolvição do Vitória em Caso de Racismo
- Em abril de 2023, o Vitória foi absolvido da acusação de racismo após um goleiro visitante ser chamado de "macaco" no Barradão. A absolvição ocorreu por três votos a dois.
- Caso de Racismo Contra Ex-Jogador do Vitória
- Em maio de 2023, o goleiro Caíque, revelado pelo Vitória e atualmente no Ypiranga-RS, foi vítima de racismo durante um jogo contra o Altos-PI, sendo chamado de "uva preta" por um torcedor.
- Repúdio ao Racismo por Outros Jogadores
- Em março de 2025, o Vitória se manifestou contra o caso de racismo sofrido por Luighi, atacante do Palmeiras, durante a Libertadores Sub-20.
Outros Casos de Racismo no Futebol
- Vitória de Guimarães
- Em 2020, três adeptos do Vitória de Guimarães foram acusados de insultos racistas contra o jogador Moussa Marega, do FC Porto. Os adeptos foram indiciados por discriminação e incitamento ao ódio.
Conclusão
O racismo é um problema persistente no futebol, e o Vitória, assim como outros clubes, tem enfrentado situações desse tipo. É importante que os clubes e as autoridades esportivas continuem a combater esses incidentes com medidas rigorosas e campanhas de conscientização.